Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Arcadismo

→ Momento literário europeu do século XVIII, nesse período as sociedades literárias se reuniam e tentavam resgatar em seus poemas a sobriedade, o equilíbrio, os gêneros, as formas e as regras da poesia clássica renascentista.
→ Arcadismo no Brasil: os jesuítas são expulsos da colônia portuguesa e com a descoberta do ouro em Minas Gerais o centro econômico desloca-se do Nordeste para o Sudeste.
→ Intelectuais brasileiros que estudaram na Europa, influenciados pelas idéias liberais e iluministas, ao voltarem ao Brasil ficaram indignados com os desmandos da coroa portuguesa, assim o Arcadismo caracterizou-se pela formação da “consciência nacional” do brasileiro.
→ A poesia nesse período apresenta três vertentes:
  • Lírica: os poetas expressam sua vida pessoal sobre temas como o amor, vida rural e vida urbana, valorização da simplicidade no campo e confessam seus sentimentos amorosos a uma musa.
  • Satírica: marcada pela crítica à política colonialista de Portugal.
  • Épica: os poetas narram em poemas longos, as sagas de colonos portugueses e índios, iniciando a temática indianista.
→ Os principais representantes do Arcadismo no Brasil são, na poesia lírica/satírica, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto e Silva Alvarenga e na poesia épica, Basílio da Gama e Santa Rita Durão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário