→ Substância pura: é um material único, que não contém outros materiais e que apresena constantes físicas bem definidas. Ex.: água e sal.
→ Misturas: é a associação de duas ou mais substâncias. Ex.: água e açúcar. As misturas não apresentam constantes físicas bem definidas e são classificadas em duas:
- Mistura homogênea ou Soluções: é a que apresenta aspecto uniforme e propriedades iguais em todos os seus pontos. Ex.: água e açúcar (pois é límpida, transparente, uniforme e tem o mesmo gosto adocicado em qualquer um de seus pontos).
- Mistura Heterogênea: é a que apresenta aspecto não uniforme e propriedades variáveis de um ponto a outro. Ex.: água e óleo (a camada de óleo apresenta propriedades diferentes em relação a da água).
→ Sistema material: é qualquer porção limitada de matéria que vai ser submetida a um estudo.
→ Fase: é cada uma das porções homogêneas de um sistema heterogêneo e pode ser contínua ou fragmentada.
→ Processos de separação dos componentes de uma mistura:
- Decantação de um sólido presente em um líquido: o sólido lentamente deposita-se no fundo do recipiente, para acelerar o processo pode-se usar uma centrífuga, que ao girar provoca aceleração fazendo com que as partículas depositem-se mais rápido.
- Decantação de líquidos: usa-se os funis de separação (ou de bromo) para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes, assim o de maior densidade deposita-se a abaixo do de menor densidade.
- Filtração: processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso num líquido ou gás. Ex.: o coador de café.
- Destilação: processo físico que serve para desdobrar as misturas homogêneas, como as soluções de sólido em líquido (destilação simples) ou as soluções de dois ou mais líquidos (destilação fracionada).
- Cristalização: processo físico que serve para separar e purificar sólidos. Ex.: a água do mar, que sofre cristalização nas salinas e gera o sal de cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário