Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Trovadorismo

→ Características: poemas compostos para serem cantados, e geralmente, falavam do sentimento amoroso. O poeta compunha a letra e a música; o jogral o acompanhava com seus instrumentos musicais.
→ Foi a primeira corrente literária surgida em Portugal.
→ O idioma usado pelos trovadores o galego-português.
→ Classificavam-se em cantigas líricas e satíricas, que por sua vez subdividem-se em cantigas de amigo e amor e de escárnio e maldizer, respectivamente.
  •       Cantigas de amigo: são de autoria masculina; o eu lírico feminino; seguem um modelo, porém são mais variados quanto à forma e tema; conflitos vivenciados pelo eu lírico, que se refere ao amado como amigo e são mais populares, além do ambiente não ser mais a corte e sim a zona rural.
  •         Cantigas de amor: são de autoria masculina; exaltação das virtudes da amada inatingível; impossibilidade da consumação do amor; os poemas seguem um modelo; surgiu nos castelos; sensualidade contida.
  •          Cantigas de escárnio: são sátiras indiretas; há uso de palavras ambíguas e expressões irônicas; sugerem o alvo da sátira, porém não o revela; desprezo às normas rígidas.
  •          Cantigas de maldizer: são sátiras diretas, onde se revela o nome da pessoa a quem é direcionada; são vários os temas, como maledicência, adultérios, amores interesseiros ou ilícitos; uso de palavras eróticas e obscenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário