→ Contexto histórico: fortalecimento da classe dos comerciantes, expulsão dos camponeses de suas terras, para a criação de ovelhas, concentração dos camponeses nos centros urbanos e estradas, sendo explorados ou mendigando, burguesia alia-se aos reis e o poder se torna centralizado, surgindo o absolutismo e a Igreja passa a ser criticada, dentre os quais Lutero, que rompeu com a Igreja e criou outra organização religiosa.
→ A visão teocentrista, ou seja, Deus no centro das preocupações humanas dá lugar a visão antropocentrista, ou seja, o homem no centro das realizações do universo humano, a tensão entre essas duas visões originou o Humanismo.
→ Características: retomada cultural dos valores da cultura da antiguidade clássica, que vai marcar o Renascimento.
→ Fernão Lopes: era um historiador moderno em Portugal, suas crônicas, o povo aparece pela primeira vez, valorizava as causas econômicas e psicológicas dos fatos, baseava-se além dos testemunhos orais, em documentos.
→ Prosa doutrinária e educativa: livros escritos por nobres e destinados aos mesmos, o objetivo era dar instruções para o convívio social.
→ Características da poesia: separa-se a música e a poesia, criação de formas poéticas modernas, novidades temáticas, descrição das graças físicas femininas, descoberta da natureza, que vira um refúgio para as mágoas do amor.
→ Gil Vicente: cristão convicto, nem por isso poupou os desacertos dos seus contemporâneos, padres e fiéis, teve olhar crítico para os corruptos, os maus profissionais, os agiotas e uma legião de tipos ou estereótipos sociais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário