→ Surgiu em Roma, Itália, mas foi na Espanha que se tornou vigoroso, pois ali o catolicismo dominava o pensamento religioso e não sofreu influência do cisma que dividiu a Igreja Católica. Tal divisão deveu-se à saída dos protestantes, liderados por Lutero e Calvino, que defendiam a Reforma na Igreja, que enfraquecida, iniciou o movimento contra-reforma, criando a Companhia de Jesus, formada pelos jesuítas.
→ A principal temática era a busca de salvação, nas questões metafísicas, que elevam o ser humano acima de sua condição terrena e o fazem buscar justificativas para sua existência.
→ No Brasil o barroco desenvolveu-se mais nas artes plásticas do que na literatura, principalmente pela falta de público urbano, alfabetizado, e o fato da impressão tipográfica de livros ter sido proibida na colônia.
- Barroco da cana-de-açúcar: o barroco literário teve expressão na Bahia, graças ao ciclo açucareiro que possibilitou uma dinâmica social e econômica favorável ao movimento, destacaram-se Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos.
- Barroco do ouro: o ciclo do ouro na região Sudeste, além de implementar dinamismo a vida urbana, também propiciou o desenvolvimento das artes plásticas, destacaram-se o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; o pintor Manuel da Costa Ataíde e o compositor Padre José Maurício Nunes Garcia.
→ Temáticas do barroco literário brasileiro: conflito do homem dividido entre o céu e a terra, matéria e espírito, salvação e perdição, sensualismo e platonismo, carpe diem (aproveite o dia) e pessimismo, vida e morte.
→ Formas de expressão literária do Barroco:
- Cultismo: preocupação com a forma e aspectos de construção da linguagem, uso de linguagem culta, jogo de palavras, uso da função de linguagem emotiva e uso de metáfora, antítese, metonímias e hipérboles.
- Conceptismo: preocupação com o trabalho, com as idéias, com os temas e os conceitos, valorização do raciocínio, do discurso e da lógica, argumentação convincente, relações de causa, conseqüência e condição, repetição de idéias e palavras que reforçam o sentido apresentado, uso de analogias e comparações e da função da linguagem apelativa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário